terça-feira, 11 de junho de 2019

HONRA E GLÓRIA


Caçadores 3411.

Armando Silva de Jesus
Soldado Atirador de Infantaria, n.º 17320271
Companhia de Caçadores 3411
(Batalhão Independente de Infantaria 19)




 Embarcou no NTT «Vera Cruz», no dia 31 de Julho de 1971, com destino àquela Província Ultramarina.
Faleceu, no dia 22 de Janeiro de 1973, a norte do Songo, região de Quivuenga, vítima de ferimentos em combate,
Está inumado na campa n.º 23, do Talhão Militar, do cemitério de Santa Ana, em Luanda, Angola.
Cruz de Guerra, de 3.ª classe
(Título póstumo)



Os restos mortais de pelo menos 1.000 antigos militares portugueses que morreram em Angola entre a I Guerra Mundial e a guerra colonial, estão sepultados em dois cemitérios da província de Luanda, segundo um levantamento das autoridades locais.

O ministro da Defesa de Portugal, João Gomes Cravinho, que realiza desde terça-feira uma visita de trabalho de três dias a Luanda, visitou hoje o cemitério do Alto das Cruzes, depois do encontro que manteve, terça-feira com o ministro angolano dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto “Liberdade”, com o qual abordou o processo sobre a homenagem que as autoridades portuguesas pretendem fazer aos militares que morreram em Angola.

3.ª CLASSE (Título póstumo)


Transcrição do Despacho publicado na OE n.º 7 — 3.ª série, de 1974.


Agraciado, com a Cruz de Guerra de 3.ª classe, nos termos do artigo 20.º do Regulamento da Medalha Militar, promulgado pelo Decreto n.º 566/71, de 20 de Dezembro de 1971, por despacho do Comandante-Chefe das Forças Armadas de Angola, de 9 de Agosto de 1973, a título póstumo, o


Soldado de Infantaria, n.º 17320271, Armando Silva de Jesus, da Companhia de Caçadores n.º 3411 - Batalhão Independente de Infantaria n.º 19.


Transcrição do louvor que originou a condecoração.


(Publicado na OS n.º 73, de 07 de Setembro de 1973, do Quartel General da Região Militar de Angola (QG/RMA):


Por seu despacho de 9 de Agosto de 1973, o Comandante-Chefe louvou, a título póstumo, o Soldado de Infantaria, n.º 17320271, Armando Silva de Jesus, da Companhia de Caçadores n.º 3411 - Batalhão Independente de Infantaria n.º 19, porque, tendo o inimigo montado uma emboscada à equipa de combate onde ia integrado, da qual resultou ter recebido ferimentos muito graves, de que veio posteriormente a falecer, conseguiu incutir espírito de agressividade a todos os seus camaradas, demonstrando grande coragem debaixo de fogo inimigo, galvanizando-os com o seu exemplo e incitando-os a que levassem a sua arma para que o inimigo dela não se apoderasse.


Na sua actuação debaixo de fogo inimigo revelou espírito de sacrifício, sangue-frio e serena energia debaixo de fogo.


O Soldado Jesus, que era já elemento estimado e considerado pelos seus camaradas e superiores, creditou-se como um combatente valoroso que muito honrou e prestigiou o Exército que serviu abnegadamente. 



Sem comentários:

OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...