quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VIATURAS de TRANSPORTE(2)

UNIMOG 404


Viatura táctica Ligeira (Daimler-Benz)
Fabricante: Daimler-Benz - Alemanha
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 5.1M - Largura: 2.15M - Altura: 2.3M
Peso vazio: 2900Kg. - Capacidade de carga 1500Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: SOHC 6cyl 2200cc Potência: 80 cv
Velocidade máxima: : 60 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 25 Km/h
Tanque de combustível: 120 Litros   Autonomia máxima: 150Km
Combustível : Gasolina


País: Portugal
Designação Local:UNIMOG 404   
Qtd: Máx:0 - Qtd. em serviço:0
Situação: Abatido  

Em serviço em várias frentes durante a guerra em África, o UNIMOG 404 substituiu alguns veículos muito mais antigos e ainda do tempo da II Guerra Mundial.

Tão desconfortável como o mais pequeno modelo 411, ele era no entanto extremamente gastador e o seu consumo de combustível era considerado em condições de exigência, absolutamente exagerado. Consumos de 90 a 120 litros a cada 100Km chegaram a ser registados em algumas situações.

Lançado por volta de 1955 o UNIMOG 404, era uma versão maior do mais pequeno e sub motorizado 401/411.

O 404 era bastante mais ágil, e podia ser utilizado para uma profusão de outras funções, sendo mesmo muito mais adequado para utilização militar que o seu irmão mais pequeno.

Um dos principais problemas apontados ao 404 era o elevadíssimo consumo do seu motor de seis cilindros que nas difíceis condições de utilização em África (Portugal utilizou o veiculo em operações militares). Em estrada regular, o consumo era aceitável, mas em condições de todo o terreno, o consumo aumentava muito.

O UNIMOG 404, tem varias versões que são em grande medida idênticas. Entre essas contam-se as versões UNIMOG 406: Versão mais comprida que a 404
UNIMOG 416: Versão mais comprida que a 406 e capacidade para transportar 2500Kg.
UNIMOG 403/ 421, versão curta e com um motor menos potente (e menos gastador) de 4 cilindros

A produção do UNIMOG 404 e das suas versões só terminou em 1980. O UNIMOG 406, resistiu até 1988 (tendo a sua designação sido alterada em 1976 para U1100.
Informação genérica:
O conceito do UNIMOG, começou a tomar forma na Alemanha ainda antes do fim da II guerra mundial. Ele não era no entanto um veículo militar, mas sim uma espécie de tractor rural, a que seriam acoplados equipamentos agrícolas.










3 comentários:

Anónimo disse...

Viva
tenho um "burro do mato" unimog 411 versão curta, ex-exercito potuguês e pintado verde militar. Tem cerca de 14000kms e está como novo, Tem vistoria e é carta ligeiro. Interessa-lhe ou a algum amigo para reviverem o passado? Obrigado
garagem67@mail.com

Anónimo disse...

Correção email

garagem67@gmail.com

Anónimo disse...

เกียรติศักดิ์ ยอดสิม 20/18 บ หนองลาด ต หนองเม็ก อ หนองหาน จ อุดรธานี 41130

OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...