quinta-feira, 13 de maio de 2010

SANZALAS






















A sanzala é o habitat característico da gente africana que vive no mato. É constituída por um grupo de cubatas, habitações pequenas, com um ou dois compartimentos apenas. Há cubatas feitas só de capim seco, cuidadosamente disposto e atado sobre uma armação de paus finos,outras de barro amassado, atirado à mão sobre paredes de pequenas pedras, seguras por varas entrelaçadas, algumas de adobes, numa construção mais adiantada, que são blocos secos feitos de barro misturado com capim. Vêem-se sanzalas com tectos de telha, mas, na maior parte, as cubatas são cobertas de capim e folhas de palmeira, numa disposição adequada e não há água que por aí penetre.
Nas periferias do Songo, existiam várias dispersas pelos caminhos que davam acesso ao Quivuenga e a Carmona, sendo a maior, a que se situava à sua entrada, e que tinha sido baptizada com o nome de Zolomongo.

Sem comentários:

OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...