terça-feira, 16 de outubro de 2012

VIATURAS de TRANSPORTE(1)

UNIMOG  411


Viatura táctica Ligeira (Daimler-Benz)


Fabricante: Daimler-Benz - Alemanha
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 3.57M - Largura: 1.63M - Altura: 2.1M
Peso vazio: 1750Kg. - Capacidade de carga 1400Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: OM636/VI-U 4cyl 1767cc Potência: 34 cv
Velocidade máxima: : 53 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 20 Km/h
Tanque de combustível: 70 Litros   Autonomia máxima: 600Km
Combustível : Gasóleo

Resultado de uma modernização de um conceito dos anos 40. desenvolvido ainta antes da guerra, o modelo 401/411 é um dos mais conhecidos da gama de veículos Unimog.

Pensado para a função de veículo rural que poderia servir ao mesmo tempo de tractor agricola e de veículo de transporte e de carga, o Unimog acabou por derivar num tipo de veículo adaptado para utilização militar.

O pequeno Unimog, foi utilizado operacionalmente em teatros de guerra, em África pelo exército português. A sua grande vantagem era a sua capacidade como veículo todo o terreno. Os seus enormes pneus e a sua suspensão aumentavam-lhe a altura, tornando o UNIMOG num veículo algo instável quando em planos inclinados (que continua a ser uma característica mesmo nos actuais veículos UNIMOG).
Mas ao mesmo tempo reduziam a pressão sobre o solo, e elevavam os soldados acima da linha de capim, muito comum especialmente em Angola, onde foram utilizados operacionalmente por Portugal e permitiam uma maior protecção passiva contra minas.
Informação genérica:
O conceito do UNIMOG, começou a tomar forma na Alemanha ainda antes do fim da II guerra mundial. Ele não era no entanto um veículo militar, mas sim uma espécie de tractor rural, a que seriam acoplados equipamentos agrícolas.

Por isso, ele estava equipado com um motor muito pouco potente, capaz de desenvolver apenas inicialmente apenas 25 cv.

Eles tinham um motor a Diesel que embora resistente vivia em grande medida da desmultiplicação da caixa de velocidades, fazendo com que o veículo se conduzisse muito tempo em 1ª e 2ª, onde se obtinham as melhores prestações. Isto implicava um consumo elevado, e ao mesmo tempo permitia sempre identificar a presença de um UNIMOG pelo seu ruído característico de motor.

Os modelos seguintes do UNIMOG tentaram resolver o problema, com a inclusão de motores mais potentes e carroçarias maiores, mas o veículo sofria de problemas de consumo.

A linha UNIMOG continuou no entanto a desenvolver-se, tendo continuado a considerar a grande mobilidade como factor essencial.

Os novos modelos, que apareceram nos anos 70 destinaram-se a preparar a substituição dos modelos mais antigos. O novo 424 foi na prática o substituto do pequeno 401/411que tinha deixado de ser fabricado e o modelo 435 (U1300) veio substituir a família 404, embora os modelos 404/406 continuassem a ser produzidos.

Os veículos da linha UNIMOG continuam presentemente em produção.

Além dos veículos de transporte, a plataforma do UNIMOG também serviu para utilização em veículos de combate como por exemplo o Condor UR-425.

Mais recentemente foram igualmente adaptados para veículos adequados para patrulha e com alguma capacidade para resistir a minas como o Dingo-I e Dingo-II.









sábado, 13 de outubro de 2012

ESPÓLIO FOTOGRÁFICO (16)

António Albano Costa Leite
Furriel Miliciano Atirador
16721170

                              

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ESPÓLIO FOTOGRÁFICO (15)

Albano Cardoso Tavares Laranjeira
Furriel Miliciano Mecânico Auto
 18581270
                              

ESPÓLIO FOTOGRÁFICO (14)

Lino António Martins Rei
Alferes Miliciano Atirador
16524069
                                

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CRUZES

Cruzes de guerra, de dor e sofrimento, e outras tantas com igual peso, carregadas por uma juventude, que sofreu na "pele" as vicissitudes da guerra. A angústia da perda, convivia connosco diariamente, e dia após dia, transportávamos a nossa cruz....


                             

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

09 DE AGOSTO DE 1971

Uma data marcante, para todos os militares que fizeram a viagem desde Lisboa até Luanda no paquete Vera Cruz, viagem essa que teve uma duração de dez dias em pleno oceano, tendo como visualização o mar profundo, acompanhado de algumas lágrimas que iam sendo vertidas de milhares de olhos que choravam a saudade por todos aqueles que ficaram do outro lado!



Quarenta e um anos passados, só ficam recordações......

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ENCONTROS/REENCONTROS




Mais um encontro anual dos amigos do Uíge, com a finalidade de reencontrar companheiros que fizeram em comum um percurso de vida em vários locais do distrito, e em comunhão com os vários elementos militares que integraram as várias companhias e batalhões que por ali passaram, durante alguns períodos de tempo.

CONVÍVIO ANUAL DA A.A.U. EM MOGOFORES EM 29/07/12

Como vem acontecendo ùltimamente, o convívio anual da nossa Associação vai realizar-se no Parque das Merendas, em Mogofores, no próximo dia 29 (último domingo de Julho), com o seguinte programa:

09H30 – Chegada ao Parque das Merendas – instalação da aparelhagem sonora. Música Africana;
11H00 – Missa pelos sócios falecidos celebrada pelo Padre Manuel Gameiro;
12H30 – Pic-nique. Cada qual come e bebe do que leva ou do que pode “cravar” aos amigos;
14H00 – Sorteios diversos e jogos para os mais jovens, sempre com prémios para os vencedores;
15H30 – Continuação do convívio com música ambiente - conjunto africano “Sabura CV”;
17H00 – Distribuição dos prémios dos concursos, sorteios e coroação da “Miss Associação”; 
18H00 – Música para “abanar o capacete” e o momento da verdadeira “rebita”;
19H00 – Despedidas e até ao próximo convívio.

2 – MISSA - Pelas 11H00 terá lugar a celebração da Eucaristia em homenagem aos sócios falecidos. A Eucaristia será celebrada pelo Amigo Padre Manuel Gameiro. Até esta data, tivemos conhecimento do falecimento dos seguintes sócios, cuja divulgação ainda não foi efectuada pela Associação:

- Sócio nº131 – Victoriano Marques Silva – faleceu em 30-12-10 – comunicado pelo filho Alberto;
- Sócio nº249 – Manuel Ribeiro Santos Heleno, faleceu em 22-3-11, comunicado pelo filho;
- Sócio nº 76 – Artur Pais de Figueiredo, faleceu em 11-10-11, comunicado pelo irmão Alfredo;
- Sócio nº 92 – Carlos Alberto Vieira Henriques, faleceu em 30-10-11, comunicado pela família;
- Sócio nº 16 – José Pinheiro de Carvalho, faleceu em 05-11-11, comunicado pela família;
- Sócio nº245 – Heitor Simões, faleceu em ??? , conhecimento através C.T.T.;
- Sócio nº182 – Dr. José Pinhiero da Silva, faleceu em 19-02-12, comunicado pelos familiares;
- Sócio nº136 – Joaquim Crespo de Almeida, faleceu em 28-04-12, comunicado pela Esposa;
- Sócio nº493 – Artur Costa, faleceu em ??? , conhecimento através dos C.T.T.;
- Sócio nº559 – Ângela Miranda Pinto, faleceu em ???, comunicado pelo filho em 3-07-12;
- Sócio nº      – João José Jardim Baptista, faleceu em 22-06-12, comunicado pela filha Claudia Maria;(foi um dos Delegados da Associação no Algarve e que ajudou a organizar o último convívio em 18-6-11).

3 – ANIMAÇÃO - O conjunto africano “Sabura CV”, terá a seu cargo o acompanhamento musical durante todo o dia. Este ano espera-se que traga muita música africana e novos merengues.

4 – ATENDIMENTO - Durante todo o dia estarão em funcionamento 2 mesas com elementos da Direcção - uma para atendimento e prestação de esclarecimentos aos interessados (cobranças de quotas, actualização de moradas, informações, etc.) e uma outra com brindes da Associação e organização de concursos para os mais jovens, eleição da Miss Associação, etc.

5 – TRANSPORTES – Sugere-se aos associados que se agrupem e organizem transportes colectivos, para tornar mais barata a deslocação ao convívio
Para os residentes na zona da Grande Lisboa está previsto o aluguer de 2 autocarros:

                 a) – Um autocarro pequeno que sairá no sábado, dia 28, pelas 15 horas, da Av. da República, do local onde existia a porta das bandeiras da ex-Feira Popular. Este transporte embora se destine aos elementos da Direcção, também aceita inscrições, que serão muito limitadas. Para quem viajar neste autocarro, existem alojamentos reservados no Hotel 3 Pinheiros, onde se pernoitará. O preço por pessoa adulta, alojamento em quarto duplo e transporte é de €40,00. Em quarto individual é de €50,00. As inscrições são limitadas e só se aceitam até dia 23 de Julho.
                 b) – Um outro autocarro partirá do mesmo local acima identificado, no domingo, dia 29, pelas 07H00 da manhã e os preços serão de €7,00 para sócios e €15,00 para não sócios.

O regresso dos 2 autocarros far-se-á para o mesmo local donde partiram, sendo a saída de Mogofores por volta das 19H00, após ter terminado o convívio.

SÓCIO AMIGO – Contamos contigo. Participa. Leva os familiares e Amigos. Costumam vir pessoas de todos os locais do País. Vamos tornar movimentado e ainda mais conhecido este nosso CONVÍVIO ANUAL.//

Texto integral do programa da Associação

domingo, 29 de julho de 2012

JOSÉ COELHO






Companheiro de um ciclo que acabou. As promessas de uma vida esfumaram-se e o trajecto acabou numa qualquer curva da estrada da vida. Um adeus, até qualquer dia!

                                                     Soldado de Transmissões de Infantaria
                                                                             16937870
                                                                            10-08-2011

OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...