O 1º almoço realizado na Madeira(Encumeada) com a intervenção do Pinto, Nóbrega e Jorge madeirenses de gema e com a colaboração da Dtª Sara(filha do ex- Alferes Rei) na organização e planificação no Continente.Para memória futura aqui ficam os camaradas que se deslocaram para a Madeira:
Aurélio Sousa
Albano Leite
Ílidio Aguiar
Abílio Castelo
Bernardo Pegado
Joaquim Romão
José Coelho
José Alves
José Castro
Luís Oliveira
Manuel Amaral
Mário Morgado
Orlando Castro
52º aniversário do regresso da CCaçadores 3411 de Angola-Songo a Portugal. A Onzima esteve 27 meses sediada no Songo durante os anos de 1971 a 1973.
Em termos de almoços convívios foram realizados durante o período que mediou entre 1973(n/chegada) e este convívio na Madeira perfizemos um total de 16 encontros. O 1º convívio foi comemorado no ano de 1996 em Valadares- Porto, depois fomos intercalando, sempre com a missão de não deixar-mos quebrar a nossa ligação.
Principais motivos dos convíviosReforçar a camaradagem e a amizade forjadas na tropa, muitas vezes descritas como laços únicos que perduram a vida inteira.
Partilhar memórias, contar histórias e construir uma memória coletiva da Guerra Colonial,evitando o esquecimento da experiência vivida.
Prestar apoio emocional entre quem “fala a mesma língua” do trauma, aliviando solidão, stress de guerra e outros problemas psicológicos.
Função social e simbólica
Sentir reconhecimento e dignidade, num grupo onde o papel de antigo combatente é valorizado e respeitado, muitas vezes mais do que na sociedade em geral