quarta-feira, 6 de maio de 2009

MOVIMENTO NACIONAL FEMININO



O M.N.F. foi uma organização criada por iniciativa do Estado Novo, tendo como fundadora Cecília Supico Pinto, e como suporte António de Oliveira Salazar. Os estatutos foram aprovados ministerialmente em 10 de Agosto de 1961.
 Ficou célebre pela instituição do modelo das madrinhas de guerra e dos aerogramas, alcunhados de "bate-estradas", assim como todo um manancial de acções, que incidiam no apoio aos militares que combatiam nas três frentes, casos de visitas de artistas aos teatros de operações, ofertas de natal(bolas,isqueiros,tabaco e discos),etc.
Como exemplo extraordinário de coragem, e de dar sem receber, tivemos um documento histórico de uma senhora do MNF, que se chamava Maria Estefânia Anacoreta, que deixou marcado no tempo, o exemplo de abnegação e estoicismo, na reportagem " A Voz da Saudade", uma viagem épica que durou seis meses, por avionete e pelas estradas e picadas do interior de Angola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá "cambada"...
Por acaso, ainda ninguém se apercebeu que o dono do cigarro da propaganda alusiva do MNF só é o ...tio do Obama?
- Ora tirem lá as parecenças!...
Já agora, se precisarem de uma "mãozinha" do sobrinho-presidente dos States, liguem para o blog Onzima3411.
Um abraço ao Laranjeira e parabéns pela divulgação dos takes alusivos à nossa Guerra e outros "enlatados" que muito vamos apreciando.
Rei.

OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...