quarta-feira, 19 de maio de 2010

REDES SOCIAIS






As redes sociais na Internet deixaram de ser apenas um espaço para encontrar amigos perdidos no tempo.
Hoje são utilizadas para inúmeros fins, abraçando um sem número de opcões, aliás algumas delas extremamente úteis, outras ao invés são o reverso da medalha.
Esta minha introdução tem como objectivo, solicitar aos visitantes do blogue, uma "escapadela" até ao Facebook, e entrar na página da Onzima, lá terão a oportunidade de poderem intervir e opinar, sobre a temática da guerra colonial, período esse que ficará indelével na história de Portugal.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

SANZALAS






















A sanzala é o habitat característico da gente africana que vive no mato. É constituída por um grupo de cubatas, habitações pequenas, com um ou dois compartimentos apenas. Há cubatas feitas só de capim seco, cuidadosamente disposto e atado sobre uma armação de paus finos,outras de barro amassado, atirado à mão sobre paredes de pequenas pedras, seguras por varas entrelaçadas, algumas de adobes, numa construção mais adiantada, que são blocos secos feitos de barro misturado com capim. Vêem-se sanzalas com tectos de telha, mas, na maior parte, as cubatas são cobertas de capim e folhas de palmeira, numa disposição adequada e não há água que por aí penetre.
Nas periferias do Songo, existiam várias dispersas pelos caminhos que davam acesso ao Quivuenga e a Carmona, sendo a maior, a que se situava à sua entrada, e que tinha sido baptizada com o nome de Zolomongo.

OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...