quinta-feira, 25 de junho de 2009

TOTOBOLA




Antes de partir para Angola preenchi um último Totobola, na esperança de vir a ser milionário. Estava possivelmente à procura duma maneira de contornar o problema da vida militar, e poder "escapar" aos grilhões da guerra.
O boletim do Totobola inseria os factores da vitória e da derrota...a sorte na sua verdadeira essência, mas o sentido da nossa decisão estava na nossa mão ao inserirmos as respectivas cruzes.
A frase " A nossa vida é um jogo" tem aqui plena aplicação, e para todos aqueles que estiveram nas três frentes da guerra, a vida foi um autêntico Totobola.

domingo, 14 de junho de 2009

A GUERRA COLONIAL



Ciclos de conferências, debates,colóquios,encontros...o manancial é inesgotável, e atravessa transversalmente toda a sociedade portuguesa. Romancistas,cronistas, poetas e narradores, debitaram frases definindo os parâmetros da guerra, as suas ideias ou histórias, fomentam diálogo e discussão, mantendo em aberto várias teses sobre o tema. Pelos tempos vindouros, o filão não vai acabar e haverá sempre garimpeiros procurando novos filões.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

DIA de PORTUGAL





A 10 de Junho, celebra-se o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A dignidade , o valor e o altruísmo são um conjunto de factores que revelam o ideal dos portugueses, que nesta data são agraciados com títulos ou medalhas, alguns a título póstumo. Dia para homenagear, recordar e não deixar esquecer, aqueles que um dia, ao longo da História Lusa, tombaram e derramaram o seu sangue em defesa da Nação.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

TOQUES MILITARES



São frases que todos nós conhecemos, a "toque de caixa" e "toque de clarim".
A toque de caixa utilizava-se quando queria-mos que alguém "desaparece-se" rapidamente do local onde se encontrava, por estar a mais. O toque de clarim servia para dar indicações sonoras, normalmente nas formaturas. No serviço militar obedecia-mos aos dois toques, no entanto quero aqui deixar o som dos toques de clarim com a finalidade de recordarem os velhos tempos de formatura na parada.



OUTRORA

01 de Março de 2008 A construção do blogue da Onzima, teve como intenção dar a conhecer a nossa vivência por terras de Angola. Dei a conh...