quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bangasumo/Maluvu




O bagansumo é feito de maneira artesanal. Extrai-se o sumo do abacaxi e mistura-se normalmente com água.
O maluvu é uma bebida alcoólica natural ,que goza de certo prestígio, principalmente no Norte de Angola, com particular destaque nas sanzalas,(povoação ou aldeia), do povo Kimbundu e Bakongo.
Extrai-se da palmeira ou do bordão. No caso particular do maluvu tirado da palmeira, o homem sobe com a ajuda de uma banda cingida à cintura e com uma faca, corta o pé das eflorescências mais altas. A palmeira, depois desta operação, liberta uma seiva que escorre, através de um objeto preparado para o efeito, para uma cabaça que o homem transporta e deixa pendurada a uma estaca até se encher de líquido. Depois de fermentada, a seiva adquire sabor adocicado mas com um teor alcoólico considerável. Esta bebida é frequentemente usada nas cerimónias de alembamento, "Kimbundu Ilêmbuu",termo que significa o dote ou o tributo de honra prestado pelo noivo à família da noiva. É também oferecida em gesto de agradecimento aos participantes 
voluntários num trabalho comunitário, como por exemplo, no corte de capim para a cobertura de uma casa, e ao chefe da sanzala ou da tribo, o Soba, dando assim cumprimento a um ritual que serve para oferenda ás divindades ancestrais, conforme costumes locais.

Sem comentários: